quinta-feira, 14 de junho de 2012

Outono prematuro ou verão adiado?

Aqui no Porto cai aquela morrinha típica do S. João, a que chamam as orvalhadas ( lindo nome, só que o orvalho nasce da terra e não cai do céu).


Não há S. João sem este céu igual, cinzentão e esta chuva de molha tolos, que somos todos nós, quer gostemos de bola ou não!!!

Sinto uma Paz que há muito não sentia... e uma adrenalina para trabalhar como há anos não teria.

Passo horas sentada com o laptop, a fazer coisas importantes, como buscar textos, trabalhá-los, preparar os warm-up ( motivação)elaborar questões sobre os mesmos, inventar novos exercícios de vocabulário e gramática, redigir as regras da mesma, propor tarefas inovadoras aos alunos como visionamento de filmes, trabalhos de projecto, jogos pedagógicos, etc.etc. A música tb faz parte, gosto de escolher letras com interesse e cantores actuais, populares entre os adolescentes. mas não demasiado pirosos.
Descubro pela revisão do professor inglês, meu amigo de há 20 anos e que executa tudo primorosamente, que escrevo muitas vezes sem pensar muito e que o exercício pode ser muito criativo mas  inacessível aos alunos e profs...ou fácil demais para este nível, as perguntas por vezes são demasiado capciosas ou espero demais das mentes a que se destina o manual. É um trabalho moroso.

Ontem passei o dia a compilar o dossier de fotos que acompanha cada módulo. Têm de vir num file separado com todas as indicações das páginas respectivas e um pequeno título para não haver trocas. Raras vezes contacto com o paginador, é tudo feito através de emails ou CDs entregues em mão.

Já acabei 1/4 do manual, o que é pouco para os deadlines que nos propusémos, mas tenho esperança de acabar outro tanto no fim do mês. A minha filha e a minha colaboradora vão tb elas desempenhar o seu papel com outros temas.

É espantoso como o mundo mudou em cinco anos - a última vez que fiz o projecto do 11º ano....toda a orgânica da editora é nova, os processos evoluíram, dum estúdio velhinho onde todas as gravações eram feitas numa manhã de sábado, passou-se para um estúdio moderno na editora, onde se grava tudo directamente dos Yotube ou dos cDs, ou os diálogos entre pessoas nativas recrutadas para o efeito. O resultado é bem melhor...

Gosto do que faço e penso que o faço bem. O meu revisor diz que este é um projecto ganhador. Oxalá!!

Aqui vão algumas fotos minhas que escolhi para ilustrar o manual. Foram todas tiradas por mim, o que muito me orgulha. Ainda me lembro de andar de máquina em punho a tirar fotos dos restaurantes ingleses da Praia da Luz, com as suas ementas em Inglês e as horas dos jogos de futebol entre equipas inglesas. Bons tempos:)))