quarta-feira, 31 de outubro de 2012

5 da manhã no campo alegre

Deitei-me as 3 da manhã e acordei há meia hora, como se tivesse dormido a noite inteira. Uma espertina total...

O silêncio é absoluto...um ou outro carro a descer a rua, de resto nem um latido, nem assobios, nem gaivotas, nem máquinas, nada...

Aconteceu-me várias vezes, quando ainda trabalhava nas escola, acordar a meio da noite e trabalhar, preparar uma aula, fazer uma pesquisa na net, escrever algo para os meus manuais...só conseguia adormecer depois, já perto da hora de me levantar e ir para as aulas.

Lembro-me de que, na praia da Luz, de noite, também se consegue ouvir o silêncio .
Passei muitas noites lá sem pregar olho, numa inquietação quase crónica, que se seguia a um dia de praia intensa. Se o mar estava calmo, só se ouvia uma doce melopeia sincopada, mas por vezes, nem isso.  Saía para o jardim e via a manhã a nascer por detrás da fortaleza, sem coragem para me vestir e ir para a praia. Estava frio, mas não me fazia mossa.



Aqui sinto-me bem, não tenho receio do escuro, nem da solidão, parece que me encontro ainda melhor neste sossego nocturno. Só se vêem as árvores do botânico.

A minha filha dorme o sono dos anjos, felizmente.

Parece que a vida parou...mas o relógio continua a andar e daqui a nada é manhã.