sábado, 13 de outubro de 2012

As cores do Outono


Pintar em MDF é um convite  a entrar no Outono não só em espírito, mas também usando os materiais que melhor se adequam à estação bela que vivemos.

Tem chovido, tem feito sol, está calor, o verão parece não querer despegar, mas elas aí estão as cores quentes, as folhas a morrer ou a tremelicar nos ramitos, a erva pejada de castanhos, doirados, amarelos e vermelhos.
Basta sair à rua e ver as mulheres cansadas a varrer os passeios,  num trabalho semelhante ao de Sísifo...acabam de varrer e uma rabanada de vento atira de novo mais um monte de folhas mortas precisamente para o local onde elas acabaram de limpar.
Lembro-me de que, em Munique, tinham uma espécie de tratores que sugavam as folhas todas duma vez....era outro país, outra civilização. Cá tem de haver emprego estúpido para toda a gente. E há-os piores.

Pintei este quadro em MDF, que já é madeira e castanho em si mesmo. Bastou colocar-lhe impasto para os relevos e depois deliciar-me com as mãos, pinceis, palha de aço ( sim...), papel e bisnagas de cores diversas...

E eis que surge o OUTONO!

Um poema para os meus netos

Encontrei uma folha,

uma folha amarela,

que a cair veio,

pousar na janela.

Ela brincou comigo

e eu brinquei com ela.

Encontrou um amigo,

esta folha amarela.

Raquel Henrique

Fica aqui com um concerto barroco de Telemann a condizer. Oboe, um dos meus instrumentos preferidos....nostálgico como o Outono.