domingo, 14 de outubro de 2012

Anne-Sophie Mutter


Quando esta menina tinha 15 anos, li um artigo sobre ela numa revista especializada para o ensino do alemão. Contava que a adolescente fazia todas as semanas uma viagem da Alemanha à Suiça para ter aulas com a sua professora para além do horário normal de aulas do secundário. Já prometia vir a ser um prodígio a que se aliava a beleza física. Aos 13 anos tocou pela primeira vez em publico com a Filarmónica de Berlim.

Levei o texto aos meus alunos de alemão, que ficaram muito interessados na pequena. Não havia Internet, nem sequer vídeo, de modo que o que leram foi a única informação que tiveram.


Passados anos o nome desta violinista veio para as bocas do mundo, algumas vezes por ser considerada a teacher's pet  - aluna querida - do grande Karajan, que preteriu outros violinistas em favor dela.

Não sei se isso é verdade, mas Anne-Sopphie gravou para a Deutsche Gramophon  e EMI tudo o que há de obras para violino e tornou-se um ícon deste instrumento.

Hoje em dia já há muitos mais, mas ela continua a tocar com perfeição, como posso constatar neste programa do MEZZO, em que interpreta o concerto de Beethoven, o primeiro que ouvi em toda a minha vida, aos dez anos, pelo maravilhoso David Oistrach no Coliseu de Lisboa.

Também foi o meu primeiro disco vinil de música clássica, que ainda está em casa do meu ex- com muitos outros. Beethoven, sempre ele.