quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Herbert Brandl





O meu novo professor falou-me há dias neste nome e apressei-me a ir à net verificar o que havia sobre o pintor austríaco.
Como me parece fascinante o seu trabalho - que infelizmente só consigo ver na net - resolvi colocar aqui esta entrada para quem gosta de abstractos e cores difusas.

Pintor, gravador e arquiteto, Herbert Brandl nasceu em Graz, na Áustria, em 1959 e começou a estudar na Academia de Artes Decorativas e Aplicadas sob Tasquil Herbert e Peter Weibel, em 1978. Em 1980, quando ainda desconhecido, realizou a sua primeira exposição individual em 1984 na Neue Galerie am Landesmuseum Joanneum ', em Graz. Embora ainda jovem, Brandl produziu pinturas a óleo em grandes formatos, geralmente como dípticos e trípticos. Paisagens abstratas de Herbert Brandl, naturezas mortas e mais tarde seus nus femininos são notáveis por uma movimentação dinâmica pastose de tinta. Herbert Brandl tem continuado a trabalhar para fora um componente de análise no seu trabalho acompanhado por um alto grau de emoção enquanto se mantém preocupado com as questões fundamentais relacionadas com a pintura. Desde o final da década de 1990 o cenário alpino tem ocupado um lugar fundamental na obra de Brandl. Nas suas pinturas, o motivo da montanha é uma ilusão de óptica entre a abstracção ea figuração, entre o explosivo pictórico espaços de cor ea ilusão de um espetáculo natural. Herbert Brandl produz obras a partir de fotografias e isto deu origem a uma discussão sobre a realidade dos meios. Entre 1985 e 1991, Herbert Brandl, foi professor convidado na Academia de VIENNA decorativas e artes aplicadas. Desde o início de sua carreira, Brandl foi sempre um homem de inúmeros espectáculos e tem participado em exposições de renome internacional, incluindo a IX Documenta de Kassel (1992), a mostra organizada pelo Kunsthalle Wien, intitulada "zerbrochene Der Spiegel. Positionen zur Malerei '(1993) e "Pintura em Movimento" na Kunsthalle de Basileia (2002). Herbert Brandl vive e trabalha em Viena.

( tradução do inglês) Ver: http://www.herbertbrandl.com/