segunda-feira, 2 de novembro de 2009

The Soloist - O Solista

Vi hoje este maravilhoso filme.



É um extraordinário retrato da América de hoje em dia, lugar onde a miséria e os milagres acontecem simultaneamente.
Steve Lopez anda a procura duma história para contar na sua crónica do LA Times e encontra-a por acaso numa auto-estrada suja da cidade, na pessoa dum "sem abrigo", que toca Beethoven num violino com apenas duas cordas. Nele descobre um ex-músico promissor, aquele que foi um estudante brilhante da Juilliard School of Music um dia e que se tornou num sem abrigo, doente mental - esquizofrénico - no outro.

Parece incrível, mas não é. As doenças mentais surgem sorrateiramente, sem que ninguém se aperceba e surpreendem-nos totalmente porque estamos habituados a olhar para nós como "aqueles" a quem nunca nada disso poderá acontecer; as desgraças vêm nos jornais e na TV, somos curiosos, mas não os intervenientes e muito menos os protagonistas desse "filme".

The Soloist é um filme estupendo porque não tenta dulcificar a realidade. E o que é mais interessante é que a história real na qual o filme se baseia é mais optimista e reconfortante do que a que vemos no celuloide.

Fiz pesquisas e encontrei vídeos na net sobre o verdadeiro Nathaniel Anthony Ayers Jr. - no Youtube e no programa "60 minutes" - e, depois de os ver, acreditei que há milagres e que os homens podem efectivamente transformar a sociedade com a sua solidariedade e comprometimento pessoal.





Não vou contar aqui a história de Nathaniel Ayers Jr. Tirar-vos-ia o interesse em ver o filme - I'm not a spoiler! - mas deixo aqui dois vídeos para quem se interessa por vidas reais e acredita no poder mágico da terapia musical. A música do filme, grande parte extraída de obras de Beethoven, o deus de Nathan, dá ainda mais dramatismo às cenas e deixa-nos suspensos até à última imagem.