sábado, 7 de novembro de 2009

Era uma vez

Assim nasceram os blogues. Talvez ninguém saiba bem quem foram os criadores de tal proeza. Como na net, tudo é semi-mágico e acaba por envolver milhões de pessoas e de criar laços.

A história do Blogger



( in : charquinho blogspot)

O Blogger teve início numa pequena empresa em São Francisco chamada Pyra Labs , em Agosto de 1999. Isto aconteceu durante o crescimento súbito das empresas dot-com. Mas não éramos exactamente uma empresa financiada por capital de risco, virada para festas, com jogos de matraquilhos no corredor e cerveja gratuita. (A não ser que fosse cerveja gratuita de outros.)

Éramos três amigos que se sustentavam com aborrecidos projectos da Web para grandes empresas, tentando entrar em grande estilo no cenário da Internet. A nossa intenção original já não tem tanta importância. Mas enquanto perseguíamos esse objectivo, criámos o Blogger, mais ou menos impulsivamente, e pensámos — Hmmm... isto até parece interessante.

O Blogger arrancou como uma empresa de pequenas dimensões, acabando por crescer ao fim de alguns anos. Obtivemos algum dinheiro (mas continuámos uma empresa pequena). Foi então que entrámos em ruptura e ficámos sem dinheiro, o que tornou a nossa pequena aventura menos divertida. Sobrevivemos por pouco, algo despedaçados, mas mantivemos o serviço sempre a funcionar (a maior parte dos dias) e começámos a reconstruir tudo.

As coisas voltaram a correr bem em 2002. Tivemos centenas de milhares de utilizadores, embora ainda sejam poucas pessoas. Foi então que aconteceu algo totalmente inesperado: A Google quis comprar-nos. Sim, essa Google



Gostámos muito do Google . E eles gostaram dos blogues. Então, ficámos receptivos à ideia. E resultou lindamente.

Agora somos uma pequena equipa (ligeiramente maior do que antes) no Google com o objectivo de ajudar as pessoas a exprimirem-se na Web e a organizar as informações do mundo de uma perspectiva pessoal. Tudo isso foi basicamente o nosso objectivo.


É fantástico pensar que três pessoas conseguem fazer girar o mundo inteiro. Isso dá-nos uma ideia do que a nossa mente e o know-how são capazes de criar em prole dum mundo online mais próximo, da solidariedade e porque não, dum prazer diário quase viciante!