quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Novo desafio: Caminho de Santiago





A Escola UTOPIA não pára.

O professor Domingos Loureiro propôs-nos um novo desafio, uma exposição itinerante com intercâmbio entre o Centro Cultural de O Grove e a nossa Escola, que terá início a 9 de Janeiro no Porto e irá percorrendo os Caminhos de Santiago até Santiago de Compostela, ficando aberta ao público nos vários pontos de paragem dos peregrinos até Dezembro de 2010.
A intenção não é só artística, mas pretende também imbuir-se do espírito religioso ou de meditação introspectiva, que, em geral, acompanha as jornadas dos que se pôem em marcha em toda a Europa, caminhando por estradas não asfaltadas, fazendo sacrifício e procurando encontrar as suas próprias vivências em retiro.
A nossa actividade consiste em pintar um quadro relativo ao tema, abstracto ou figurativo, que não desvirtue os objectivos das peregrinações e caminhadas, antes reflicta esses movimentos, quer por meio de simbolos, quer retratando a paisagem, quer visualizando os diários escritos pelos intervenientes, usando o nosso próprio traço e talento.

Fiz uma pesquisa na Internet sobre o tema, em espanhol, francês, português e alemão e descobri muitos sites, blogues, diários e sobretudo fotografias inspiradoras. Resolvi fazer umas colagens e espero conseguir pintar uma delas com a ajuda do professor, de modo a poder participar no evento.

Ponho aqui algumas das minhas ideias. Quando acabar, logo se verá se cumpri o meu propósito. Esta vai ser a minha primeira etapa dos Caminos de Santiago.