sábado, 19 de dezembro de 2009

Arte: Teresa Silva Vieira - a UTOPIA em actos



O objectivo profundo do artista é dar mais do que aquilo que tem

Valéry , Paul



Ao procurar citações sobre Arte, encontrei esta que acho fica a matar quando se pensa na Teresa Silva Vieira, a fundadora com o seu marido, José, da ESCOLA UTOPIA.
Já há muito que queria fazer aqui uma homenagem à pintora, mas não tinha fotografias das telas para ilustrar o texto. Felizmente agora já possuo alguns exemplos, de modo a poder afirmar que a TSV ( não confundir com TGV, embora ela ande sempre a alta velocidade) é uma artista completa, que não vive virada para si mesma , mas para os outros, procurando incutir neles todo o seu entusiasmo pelas actividades neste domínio. Não é fácil gerir uma escola com tantos alunos, com expos a toda a hora, projectos internacionais, venda dos materiais necessários, intercâmbios. A escola Utopia pode orgulhar-se de fazer felizes muitos aspirantes a artistas e mesmo a artistas já consagrados. Os professores gostam do que fazem e isso é vital para a criação nas Artes Plásticas.

Hoje queria mostrar-vos o lado criativo da Teresa, uma artista versátil, cujo trabalho me encanta pelo calor das suas telas, pela simplicidade das mesmas e pelos vários processos e técnicas que usa. Para além da pintura, a Teresa ainda faz artesanato, vitrais, pintura em vidro, cerâmica, etc.

Eis alguns dos meus favoritos, embora aqui não estejam todos os que gosto: