domingo, 14 de fevereiro de 2010

Tempo de AMOR



Foto minha no casamento duma sobrinha em Coimbra


Nunca me importei muito com o dia de S. Valentim - Valentine's day - em termos de festejos pessoais ou de comemorações a dois.Houve tempos em que recebia um postal do meu namorado e depois marido nesse dia e , em geral, ficava contente, porque não acontecia todos os anos, era uma surpresa.

S. Valentim foi essencial , isso sim, para a minha vida profissional porque é uma data que se celebra com especial carinho no mundo anglo-saxonico e faz parte da cultura inglesa e americana. Havia um dia dedicado ao AMOR e os alunos adoravam escrever poemas, frases, quadras e mete-las numa caixa com o nome do destinatário. Na Escola havia uma caixa de correio especial para este dia. Lembro-me dumas quadras engraçadas em inglês que os alunos liam antes de se inspirarem para escrever as suas. Lembro-me desta:

Roses are red
The sky is blue
Dear....
I love you


Os alunos escreviam por exemplo:

Benfica is red
FCP is blue
Your eyes are mine
Your lips are true.


Havia alguns bonitos!

Ao pensar em filmes de amor que vi e que gostaria de partilhar convosco, há muitos a recordar: Gone with the Wind, Doutor Jivago, West Side Story, Pride and Prejudice, Wuthering Heights" ( Monte dos Vendavais), tudo filmes da minha juventude, que vi vezes sem conta.
Mais recente, há um que permanece na minha memória e que considero uma obra prima em qualquer época da vida: As Pontes de Madison County, um hino ao amor proibido, com uma delicadeza e encanto especial. Tem a marca do grande realizador e actor Clint Eastwood e o talento e expressividade dramática da grande, enorme actriz Meryl Streep. É um filme que me encanta e arrepia nos dias de hoje, em que todos exigimos a felicidade e quase desconhecemos os grandes sacrifícios por amor. Achamos que temos direito a tudo, não respeitamos fidelidades e já não queremos viver em opressão ou sujeição só por hábitos ou exigências conjugais.
Este filme é daqueles que deixa no ar a interrogação: devemos deixar tudo por uma grande paixão?

Vão aqui o trailer e umas cenas deste maravilhoso filme. Se não o viram, vejam e digam-me se concordam com a decisão.