terça-feira, 9 de março de 2010

Colagens- dedicado ao meu amigo Stewart


Flores para as Mulheres ( Dia Internacional das Mulheres)

Sempre gostei de colagens, mesmo quando estava na escola . era professora ainda e fazia projectos com os alunos - ao elaborar os meus manuais escolares, usava este tipo de expressão gráfica para fazer separadores de temas. As colagens eram feitas por nós, à mão, com recortes de jornais e revistas , de modo a compôr posters que seriam depois fotografados na editora.

Há grandes artistas como David Hockney que apresentaram colagens inesquecíveis de Paris, por exº.

Hoje já há muitas maneiras de fazer colagens digitais e algumas resultam em fotos espectaculares, efeitos especiais notáveis e visões diferentes dum mesmo cenário. Mas cada fotógrafo tem a sua sensibilidade e há colagens e colagens!!:))

Tenho um amigo que faz maravilhas neste capítulo. Nunca vi colagens tão emocionantes - thrilling - e visualmente conseguidas. Esse meu amigo é inglês, embora se declare cidadão do mundo e vive em VFXira, onde segundo ele aparentemente nada acontece...mas as fotografias dele são sempre marcantes, tiradas em locais típicos da vila.

Cansado do site Woophy, por razões compreensíveis - resolveu despedir-se em beleza, usando várias colagens de fotos que tirou em Lisboa anos atrás e não só. Não acredito que ele se vá de vez, Mas pedi-lhe que me deixasse colocar as fotos aqui. Desta vez fico-me pelas colagens, mas em breve virão outras e outras....

Generosamente, deu-me licença de partilhar convosco esta apoteose digital.

Thanks, Stew! Cor em movimento will for the moment turn into Dazzle in motion!!


Estação do Oriente - Lisboa

Ponte 25 de Abril e o Tejo

Fogo de artifício em Lisboa

Por favor cliquem nas fotos para verem o seu esplendor!

No dia dos meus anos há um ano atrás ofereceu-me uma colagem dum pavão com fogo de artifício nas plumas engalanadas. Chamou-lhe o Pavão de S. João. Infelizmente, não o tenho aqui senão em papel.

Á bientôt, S.
Love
Gi