sexta-feira, 14 de maio de 2010

Casario do Porto - Foto de Pedro Freire de Almeida. Pintura minha



A fotografia que consta deste conjunto é mais uma obra de arte do meu amigo Pedro, que escreveu um texto a acompanhá-la. Penso que é possível lê-lo clicando na foto. Espero que sim, porque é este o processo narrativo das PortoGrafia, exposição donde foi extraída esta fotografia.

A tentação foi grande e ontem resolvi pintar o casario, convencida de que não ia dar muito trabalho. Já uma vez, afinal, tinha pintado um quadro muito maior do casario da Ribeira a pastel de óleo, quadro esse que ofereci à minha nora que é tripeira. Enganei-me, deu-me mais trabalho do que parece, talvez por ter sido desenhado à vista e sem qualquer cópia por cima, como fazem no atelier. As proporções têm de ser bem estudadas, de modo a que fiquem esteticamente bem.


Esta é aúltima versão, um pouco diferente da anterior

Não desgosto. Espero que o Pedro ache graça....

Bom fim de semana!