quarta-feira, 5 de maio de 2010

Xacobeo 2010 - Credencial do Peregrino




Já falei deste evento religioso e místico há uns meses, quando nos propuseram integrar uma exposição itinerante num intercâmbio entre o centro cultural de o Grove e a Escola Utopia. Na altura não me parecia talhada para fazer um quadro desse tipo,mas alinhei com outros colegas e a verdade é que os nossos quadros têm sido apreciados por esse Minho fora, tendo sido expostos em Ponte de Lima, Arcos de Valdevez e Valença, donde se deslocarão agora para Tuy.
Todas as vezes que os quadros são mudados de cidade, alguns alunos da Escola, os seus dirigentes e o Professor Domingos Loureiro vão acompanhá-los de camioneta ou de carro, aproveitando-se a ocasião para confraternizar, almoçar, ver a nova exposição e a paisagem maravilhosa do Minho primaveril.
Tendo a exposição de Valença que terminar a 15 de Maio, os promotores locais pediram à Utopia que substituíssem esses quadros por outros relacionados com o mesmo tema, de modo que o local não ficasse tão despido. O professor propôs-nos fazer novos quadros, sobretudo àqueles alunos que não tinham participado na primeira mostra; eu não alinhei, dado que não me sentia inspirada para trabalhar em algo figurativo e estava mais numa maré de abstractos.
Ontem ao ver tantos colegas entusiasmados, mesmo no fim da aula, perguntei ao professor se ainda havia hipóteses de entrar. A resposta foi positiva. Escolhi uma fotocópia sobre o tema que a minha colega Eugénia tinha levado para a escola e vim para casa com vontade de experimentar um novo estilo.

Fui buscar mais informação à net - essa fonte inesgotável - e descobri que esta fotocópia reproduz a capa da Credencial do Peregrino, obrigatória para todos os que querem participar a pé, a cavalo ou de bicicleta na Peregrinação a Santiago de Compostela, partam eles donde quer que seja. A Credencial é um livrinho em forma de acordeão, com directivas, mapas, percursos, moradas de albergues, centros de saúde, etc. e onde se vai registando e carimbando todos os paradeiros onde o Peregrino se acolhe. É obrigatório possuir a credencial, que se obtém em Portugal apenas através da Universidade Católica de Braga.


Eis o quadro feito por mim ontem e hoje, ainda sem aval do profesor e com algumas letras escritas no Picasa, mas que serão pintadas na Escola amanhã.
Gosto muito das cores escolhidas sobre o impasto que foi todo trabalhado ontem ao fim da tarde, de modo a dar relevo aos simbolos principais: a cabaça, que srve para transportar a água, a concha por onde se bebe a água das fontes, o cajado ou bordão e a chave que ainda não compreendi para que serve, mas que amanhã já saberei. Posto isto, gostaria de confessar, que se fosse mais nova e não tivesse tantos problemas de artrose num joelho, seria tentada a fazer uma caminhada por esses montes e vales, meditando e encontrando pasto espiritual, tão necessário nos nosso dias.