quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Até ao Monte


Dantes uma das imagens mais turísticas da Madeira era a eterna foto dos cestos com 4 homens a empurrarem os turistas pelas ladeiras abaixo, como se não houvera nada mais bonito para mostrar desta bela ilha. Sempre me chocou que para ganharem dinheiro as pessoas se sujeitassem a dar cabo das costas e dos braços e que outras permitissem ser transportados dessa maneira sem necessidade nenhuma. Infelizmente esse divertimento mantém-se, embora haja agora um teleférico que sobe do Jardim Botânico até ao Monte e depois desce até ao Funchal.
O Botânico é impressionante, tanto pela flora rica e espécies raras que contém - palmeiras, quências, antúrios, estrelícias, fetos, cóleos, bananeiras, buganvílias, mimosas, árvores enormes, com raízes entrelaçadas e a perder de vista como pela sua localização a uma altura impressionante todo em socalcos e em declive. Os jardins de buxos e flores são lindíssimos, embora não sejam das coisas que mais aprecio, gosto mais dos jardins à inglesa, simples, sem floreados.
Lá mesmo em cima - porque para visitar o jardim tem de se subir e subir e subir :))-, há um miradouro e uma casa de chá com bolinhos simpáticos. Mais acima ainda fica a casa do teleférico, donde parte a cabina. Estava vazia e a minha filha e eu aventurámo-nos a entrar e sentar. Partiu logo e daí a pouco estávamos a 600 metros do nivel do mar, a pique sobre desfiladeiros íngremes e cheios de vegetação.Breathtaking, diriam os ingleses, não dá para quem tenha vertigens, mas é uma sensação muito especial.
Lembrei-me do teleférico do Tegelberg que subia as montanhas dos Alpes alemães, com uma vista de cortar a respiração. Lindo!!