A minha amiga
Teresa Silva Vieira resolveu em boa hora dar umas aulinhas informais esta semana, reunindo algumas "artistas" na Utopia, para nos ensinar umas técnicas diferentes e muito excitantes - todas gostámos do que fizémos e na realidade foram pequenas obras primas (!!!) que prometem continuar.
A técnica consiste em impasto feito com gesso e cola para madeira, que é aplicada em madeira contraplacada com espátulas ou com a mãos, criando desenhos, formas e feitios abstractos ou figurativos, conforme nos aprouver. Cobre-se então toda a madeira com viochene de modo a ficar com a cor castanha escura. Essa cobertura deve ser muito líquida, deixando algumas rugosidades de cor branca ou castanho claro. Por fim podem-se aplicar outras cores, e modificar algumas formas, dado que o impasto ainda está maleável. Seca ao sol, aplica-se verniz para manter as tintas mais brilhantes.
Eis alguns dos quadros produzidos pelas artistas, todas elas do sexo feminino.
Este é o meu. Como o tinha em casa, tirei uma foto com mais cuidado.Ficou estranho, mas gosto muito da consistência da madeira, é uma mistura de escultura com pintura.
É excelente encontrar pessoas assim em Agosto, quando tudo está na praia. Conversa-se, ri-se muito, criam-se obras, aprende-se e agradece-se esta oportunidade de oiro. As obras seguintes serão apresentadas amanhã....