sábado, 23 de outubro de 2010
Tempo de geleias...e castanhas
Já fiz a minha geleia de marmelo da saison, em duas sessões, uma com marmelos oferecidos pela mãe da minha nora, muito saborosos, mas com alguns problemas ( bichinhos) à mistura, ficou linda, mas escassa. Outra com marmelos comprados no Froiz, excelentes marmelos, grandes , sãos, mas menos saborosos do que os da aldeia.
Os boiões estão cheios a reluzir ao sol, com aquela cor da geleia , que não é vermelha , nem laranja, uma cor indefinível que sabe e encanta mais do que parece.
Na minha casa comiam-se castanhas assadas ou cozidas com geleia nesta altura do ano. A minha Mãe fazia geleia muito bem e orgulhava-se disso. Já a marmelada era um pouco desprezada, não gostávamos muito dela e o meu Pai preferia a goiabada que lhe mandavam da Índia.
Os meus filhos adoram geleia com castanhas, mesmo no meio do ano ( castanhas congeladas, que basta meter no forno ou na panela). Não faço marmelada, leva muito açúcar e fica para aí sem que ninguém a coma...
Estas fotos não são minhas, mas retratam bem o que este manjar representa para mim ( nós).
Também gosto de castanhas com carne de porco assada e hoje estou a faze-la para o meu filho que veio de Lisboa. É um prazer passar camisas a ferro, cozinhar e vê-lo feliz. É para isto que uma Mãe cria um filho :))