quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Mahler - música da indefinição e angústia


Oiço a 4ª Sinfonia de Mahler no MEZZO, tocada pela Sinfónica de Viena, dirigida por Claudio Abbado, um ícone do século passado, um senhor.
As cordas tocam adstringentes por vezes, os sopros murmuram ou avançam audazes, os violinos cantam uma melodia harmónica e nostálgica, a atmosfera é indefinida quase religiosa, como se estivéssemos no espaço a olhar para uma infinidade de estrelas numa noite escura. De repente os sopros irrompem pela sala adentro como que a anunciar a chegada do astro-rei, mas os violinos continuam a sua melopeia inquietante....a harpa acorda...o som é cada vez mais ténue, mais fugaz....

Lindo...sempre gostei de ouvir Mahler ao vivo, é diferente do CD.

Quase toda a gente associa este compositor ao filme Morte em Veneza de Luchino Visconti, um dos mais belos filmes que jamais vi, com a música do compositor e a cidade envelhecida em pano de fundo. Local onde o escritor na obra de Thomas Mann decide acabar os seus dias e se apaixona por um jovem lindissimo na praia do Lido. Amor platónico, limitado a olhares e breves trocas de palavras. Um filme muito triste como o Adagietto da Sinfonia nº5, que acompanha os sentimentos do escritor, interpretado magnificamente por Dirk Bogarde.

Fica aqui uma pintura que fiz no ano passado, inspirada numa fotografia que tirei há dez anos. A fotografia foi digitalizada, mas manteve as cores do original. A pintura é quase igual...

Encontrei este vídeo com poemas de poetas brasileiros e portugueses e imagens de Veneza acompanhadas da música plangente de Gustav Mahler.

O meu Pai adorava este movimento da sinfonia e este filme....muitas vezes ouvimos esta peça juntos.