sábado, 19 de março de 2011
Faro WOOPHY Meeting
Já vos falei várias vezes neste site maravilhoso que é o WOOPHY ( World of Photography), local que me foi recomendado por uma amiga do meu primeiro atelier, a Paleta, em 2008. Desde então já fiz o upload de quase 2000 fotografias, todas tiradas por mim em várias ocasiões, viagens, encontros, passeios pela cidade, férias ou, simplesmente, em casa. Também participo nos concursos que eles promovem todos os meses e aprendo imenso com os comentários e perspectivas de outros fotógrafos amadores.
Na Wikipedia encontrei esta informação sobre o site em questão:
Woophy is a photo sharing website and an online community Where members put their photos on a world map . Founded in 2005 by Joris van Hoytema, Hoyte van Hoytema Geenevasen and Marcel, the site has over 36,500 members and contains around 815,600 photos from just under 41,000 cities and villages in the world. Most of the pictures are uploaded from surroundings, buildings, nature and problems in the world.
Woophy also has an active forum where photographers discuss their photos in a critical way.
É muito pouca info para o manancial de virtudes que o site oferece. Uma delas é a relação que se estabelece entre membros desta comunidade, que ao fim de um mês já se conhecem, escrevem em particular, trocam fotos, impressões sobre o site, amizade, elogios simpáticos e até convites para encontros em Portugal e no estrangeiro. Já se organizaram dois encontros em Portugal, um em Aveiro, em 2009 e outro no Porto em 2010. O próximo será nos dias 16-17 de Abril em Faro. Conto lá estar, já marquei viagem para mim e filha na Ryanair e quarto no hotel Faro, onde ficará grande parte dos 40 participantes. Do programa constará um passeio de barco pela Ria Formosa e jantar num restaurante típico de Faro e ainda safaris fotográficos em Olhão e nas praias vizinhas. Estou ansiosa por encontrar os amigos, um dos quais, vem da Argentina, uma das "sumidades" do Woophy, que muito admiro.
Este ano por coincidência vou reencontrar um primo meu - a mãe dele é segunda prima da minha - que já no ano passado esteve no Porto, mas que eu ignorava que fosse meu primo. Só este ano através da minha irmã, ficámos a saber quem éramos. Quando deixei Lisboa teria ele uns sete anos. Vai ser engraçado.
Uma das consolações que tenho quando um dos meus computadores vai à vida, o que já aconteceu, perdendo todas as fotos que tinha armazenadas, é de voltar a encontrar grande parte deles no meu amigo Woophy. É fantástico ter assim um baú de recordações que não está dependente das birras tecnológicas dos meus objectos pessoais.
Um dos participantes do Encontro de Aveiro, Paulo Calafate, fez no ano passado um vídeo com fotografias que eu tinha tirado - como fez com outros amigos - e postou-o no Youtube. Aqui fica para verem o ambiente em que se vive esta aventura woophiana, em que qualquer um pode participar, desde que goste de fotografia.