domingo, 20 de março de 2011

Último dia de inverno, primeiro de primavera...ou será que já é verão?

Dia espectacular....ameno, quente, sem vento, luminoso...uma daquelas ofertas que o Além nos presenteia todos os anos para compensar dos males da política, da mesquinhice, da pobreza cultural, do carácter pouco sério do povo , em geral, ou para elevar um pouco a nossa moral que anda de rastos.

Que dizer dum dia destes em que mais parece que os deuses desceram do Olimpo para nos agradar?

Fui para a Foz pelas 12. Apanhei o autocarro das 12.13 e já na paragem, aproveitei o calor de "estufa" para me consolar. Gosto desta paragem de autocarro com banquinho para nos sentarmos, em frente ao muro do Botãnico, contemplando as árvores, muitas delas ainda depenadas, outras, como os ciprestes, cameleiras e palmeiras, cheias de viço.

Na Praia dos Ingleses, havia apenas uma deck-chair, mesmo à ponta em frente ao rochedo, que podem ver nas fotos, aquele que nos oferece espectáculo de graça sempre que a maré sobe e as ondas se arremessam contra o desgraçado sem dó , nem piedade. Já há bastante tempo que as minhas idas não coincidiam com a hora da maré cheia, hoje foi em pleno. Estive lá até às 15.30, para presenciar mais uma grande exibição. É claro que tirei fotos desta feita com o I'Touch e a camara, para ver quais ficavam mais bonitas.

Li o Publico enquanto ali estava e na revista encontrei algo de insólito que me despertou a atenção : um conto escrito por 26 pessoas diferentes . Um escritor, Gonçalo M. Tavares iniciou-o e muitas pessoas colaboraram na redacção do mesmo. Já uma vez tinha visto algo parecido num site da BBC English e tinha aproveitado para colocar um excerto num dos meus manuais, incitando os alunos a escreverem mais um parágrafo ou dois. O resultado foi sempre interessante, pois o facto de não ser obrigatório acabar a história é, por vezes, mais aliciante.

O ambiente na esplanada não podia ser melhor, alguns turistas embevecidos a olhar para as ondas e com algum receio de que um tsunami viesse galgar a varanda do café e engulir-nos a todos. Mas nada demais, apenas salpicos e a boca salgada.

Vim para casa em 12 minutos num autocarro que chegou cheio de velhinhos à Foz e veio quase vazio até ao Lordelo. Pouco gastei e tive uma tarde em beleza. Laos Deo!

Fica aqui um poema de Sophia para celebrar este dia e o milagre do mar.