sábado, 23 de abril de 2011

Faro- o que escapa ao olho nú


Uma cidade tem sempre pontos belos , outros curiosos, alguns originais, pitorescos, muitos insignificantes...quando se passeia por uma cidade nova, descobrem-se pormenores, que no escapam no dia-a-dia nas cidades onde vivemos, de tal modo estamos inertes e indiferentes ao que nos rodeia. Saímos a pé, de carro ou de meio de transporte público, as imagens passam a correr pelos nossos olhos, que não captam mais do que o essencial, os lugares preenchidos nos autocarros, os balanços do veículo, o calor e as janelas fechadas, o cansaço nos rostos das pessoas. Não nos passaria pela cabeça tirar fotografias nesse ambiente.
Quando se está em férias, a paisagem parece diferente, as cores mais nítidas, os pormenores mais visíveis, despertos que estamos para tudo que é interessante, fotografável e mesmo atraente. Os turistas às vezes parecem quase como crianças, de máquina em punho, ávidos de uma foto mais sensacional, que os leve a memorizar aquele décimo de segundo em que a câmara disparou e petrificámos uma cena, uma casa, um rosto, umas roupas a secar ao sol, um campanário, uma cegonha em cima duma torre ou de um candeeiro, uma boneca no parapeito da janela, um cão encostado, uma árvore centenária,
uma bicicleta a passar à beira do mar...
Gostei de ir a Faro como turista, com pessoas que gostam de fotografia - alguns são loucos - e que nos fazem reparar em pormenores, que em geral, nos escapam.
Tirei fotografias muito expressivas da cidade, mas também descobri nessas fotos pormenores que resolvi destacar, por serem especialmente curiosos ou belos.

Ficam aqui alguns pormenores desta cidade luminosa, que descobri no fim de semana passado e que me deixou uma enorme vontade de lá voltar....assim , como turista.

CLiquem nas imagens!