terça-feira, 19 de abril de 2011

FARO WOOPHY MEETING



Cheguei ontem depois de três dias verdadeiramente felizes, entre Amigos, pessoas simples e interessantes, que se reúnem tão somente porque adoram fotografia e gostam do nosso país. Este já era o terceiro encontro, desta feita organizado pelos Woophians que vivem em Faro ou na zona, capazes de dinamizar as entidades locais para o evento, conseguindo obter até uns prémios e lembranças, assim como informação sobre turismo e cultura locais. Foram uns hospedeiros magníficos, nunca nos cansamos de os enaltecer. Comemos maravilhosamente por pouquíssimo dinheiro - desde diferentes qualidades de peixe grelhado na brasa, cataplanas de peixe e carne, doces regionais, acepipes, etc.
No primeiro dia fizémos um belo cruzeiro na Ria Formosa, que é digna de muito mais relevo do que lhe é dado no nosso país. É uma pérola sem fim - 60 km de beleza, de riqueza ecológica, fonte de rendimento da região e local onde o turismo pode e deve ser implementado.
Já passo férias há 40 anos no Algarve e nunca tinha feito nenhum cruzeiro nesta zona, compreendo que as pessoas que possuem casas nas ilhas se sintam privilegiadas, porque isto é paradisíaco e felizmente não está ainda estragado.

O grupo andou no barco durante umas três horas, saiu em duas das ilhas onde passeámos a pé, gozando da brisa e apanhando um sol benfasejo, almoçámos num belo restaurante junto a um farol que me fez lembrar os farois americanos de Cape Cod, por exemplo, contemplámos o mar que nos brindou com uma suestada - mar revolto que acontece quando o vento sopra de sueste - imponente, vagas altíssimas que rebentavam com estrondo e extraordinária beleza.
Um passeio pelas cidades de Olhão e Faro
revelaram tesouros que estas cidades árabes encerram, a brancura das casas, edifícios históricos como o Museu, antigo mosteiro. Também visitámos exposições de fotografia e pintura, que pareciam estar ali por nossa causa.

Foram dias belos...em que me senti jovem, no meio de jovens...apesar da minha dificuldade em andar muito a pé e algum cansaço ao fim do dia.
A Ryanair está de parabéns. Fizemos as duas viagens em menos tempo do que o estipulado - 45m pra cada lado - e gastando menos do que se fossemos de carro ou de comboio. Fiquei fã deste meio de transporte, é o ideal para ir ao Algarve.

CLIQUEM NAS FOTOS QUE VALE A PENA!