segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Os "moors" da minha imaginação

No Yorkshire, condado que fica no norte da Inglaterra, à volta da cidade de York, um brinquinho com uma catedral de sonhos e lojinhas de tudo quanto há numa zona histórica do tipo shakespeareano, a natureza é agreste, os montes e vales escarpados, desdobrando-se em tons de castanhos, amarelos, verdes e azuis, com pedras seculares e vegetação rasa de todas as cores sobre o manto verde dos vales a perder de vista. Os céus são sempre acizentados, mas com manchas roxas e ameaçadoras, nuvens brancas de fímbrias prateadas a suavizar a chuva.

Só passeei por lá umas duas vezes, mas aquela paisagem fica entranhada na nossa imaginação e memória. Muitas das séries inglesas se passam naquela região, com palácios e manor houses lindíssimas, que ainda hoje estão bem conservadas e podem ser visitadas.

Hoje senti saudades dos passeios que dei com a minha filha há uns anos na zona de Ilkley, que fica a poucos kms de Leeds. Apetecia-me tanto lá voltar....mas só o poderia fazer em imaginação e com um pincel...

Pintei este quadrinho, figurativo, que exprime um microcosmos daquele local tão especial.