quarta-feira, 27 de junho de 2012

Il Trovatore

Já há algum tempo que não ouvia o Brava. Tenho andado muito ocupada com o meu projecto e estou a trabalhar horas a fio. Está ficar como quero e ando entusiasmada, chegando a perguntar-me o que faria se não tivesse isto em mãos.

Hoje resolvi ouvir música a sério e há duas horas que estou a assistir a uma ópera que nunca vi ao vivo: O Trovador de Verdi.

A música é envolvente, harmoniosa, plangente, desesperada. Penetra nos nossos sentimentos e faz-nos sentir humanos e vulneráveis, cria uma ambiente doloroso e empolgante simultaneamente. Se não fossem as palmas que interrompem constantemente o curso da tragédia, sentir-me-ia ainda mais envolvida.

Como em todas as óperas de Verdi, coros e muitos duetos acompanhados duma orquestra espectacular que não abafa as vozes, transmitindo uma paleta de sentimentos, que enche o ecran dum modo sublime e o extravasa.

O ritmo é alucinante.

Piedade, imploração, desprezo, indignação, castigo, amor maternal até à morte, chantagem, promessas, morte, crueldade, traição, tudo isto num trecho de 10 minutos.

Vozes magníficas....até a mim me apeteceria cantar, tivera eu fôlego para isso.

Os cenários modernos tornam os espectáculos ainda mais dramáticos.

Fica aqui um excerto, o mais conhecido, que infelizmente a publicidade veio a chamar seu.