quinta-feira, 26 de julho de 2012

Ainda a música, elo de união


Soube pelo blogue Valkírio que tinha sido atribuído o Prémio Calouste Gulbenkian 2012 à The West-Eastern Divan Orchestra

Fiz pesquisa no site da Gulbenkian, cuja newsletter recebo todos os meses, e transcrevo aqui a notícia  por me parecer relevante.


A orquestra criada em 1999 por Edward Said e Daniel Barenboim, que junta músicos israelitas, palestinianos e de outros países árabes, é a vencedora do Prémio Calouste Gulbenkian 2012 no valor de 250 mil euros.
O Prémio é atribuído a uma instituição ou a uma pessoa, portuguesa ou estrangeira, que se tenha distinguido pelo seu papel na defesa dos valores essenciais da condição humana e surge em substituição dos cinco prémios Gulbenkian atribuídos entre 2007 e 2011, nas áreas dos Direitos Humanos e Ambiente, da Arte, Ciência, Beneficência e Educação. Criados para assinalar o cinquentenário da Fundação, em 2006, os Prémios Gulbenkian distinguiram mais de três dezenas de pessoas e instituições ao longo de cinco anos.


Felizmente a música é universal, assim como o desporto, conseguindo reunir pessoas de todas as raças e origens num mesmo objectivo, ignorando os ódios e guerras ancestrais. Estive em Israel em 2000 e vi como a mistura entre árabes e judeus é absolutamente impossível de ignorar. A integração de todos é a única via possível, respeitando, embora, as idiossincrasias de cada povo e a sua religião.

A Música será sempre universal....e só deve servir para unir, nunca para dividir. Fica aqui um vídeo interessantíssimo sobre a orquestra em inglês, mas muito claro. Enjoy!