segunda-feira, 23 de julho de 2012

South Riding

Acabei de ver a série que o meu amigo Mário em boa hora me recomendou. É passada no Yorkshire, mas na costa leste, junto ao Mar do Norte.

Uma maravilha. Mais uma.
Um história tão triste, mas tão repleta de solidariedade simultaneamente, comoveu-me profundamente.
O ânimo da nova directora da escola, cheia de entusiasmo e novas ideias no seu início de mandato, contrastando com o seu desgosto e quase renúncia após anos de luta contra as injustiças sociais.
Pelo meio o romance - sempre condenado e impossível - que nos impele a "torcer" pelo happy end que nunca chega.
As séries e filmes ingleses não têm happy-ends, estou-me a lembrar de vários em que os desajustes e o drama levam a fins terríveis, mas tudo isto surge naturalmente, com os sentimentos expressos nos olhares, nos gestos, mais do que nas palavras.
Actores brilhantes...como já dissémos. Miudas de 12-13 anos duma naturalidade palpável....comparemo-las com as barbies de 2ª apanha que nos dão todos os dias os Morangos com Açucar, a novela mais confrangedora para adolescentes que jamais vi.

Bendita BBC, ITV e outros...e bendita a hora em que aprendi inglês ... graças aos meus pais.