sábado, 27 de outubro de 2012

Mudança da Hora - Melancolia

Amanhã a esta hora serão ainda 5.10, mas o sol já morrerá mais cedo.

Esta mudança implica psicologicamente uma nova readaptação ao modo inverno. Chamamos-lhe Hora de Inverno por alguma razão. Melancolia.

A mudança horária tem por fim reduzir o consumo global de energia, fazendo coincidir o início da jornada laboral com as horas de luz.

A mudança horária foi uma medida que se adoptou pela primeira vez na primeira guerra mundial, quando alguns dos países implicados adoptaram esta medida tendo em vista poupar combustível. Esta situação repetiu-se em 1973, durante a crise do petróleo, durante a qual a maioria dos países industrializados adoptaram a mesma medida para fazer frente à complicada situação.



Hora do Mundo.com


Falei há pouco com o meu filho que apanhei, por acaso, no aeroporto de Singapura à espera do avião para Frankfurt - 11 horas - e depois para Lisboa, onde chegará amanhã. Mostrou-me uns sais que tinha comprado para as minhas artroses, era um saco lindíssimo, à boa maneira asiática.Gosto destas prendas. A Lufhansa o traga em bem.  O skype é maravilhoso.

Tirei umas fotos agora já ao fim da tarde. Todos os anos tiro fotos diferentes daqui da varanda, as árvores vão envelhecendo e nós também. Mas a beleza permanece.