domingo, 2 de agosto de 2009

Tempo de descobertas


Foi há ano e meio. No dia 8 de Janeiro de 2008, recebi uma carta da minha Escola, que por sua vez, trazia anexada uma outra da Caixa Geral de Aposentações, informando-me de que me tinha sido concedida a aposentação, após 37 anos de ensino em escolas publicas.

Foi um dos dias mais felizes da minha vida, contrariamente ao que sempre tinha pensado iria ser. Senti-me leve, desamarrada, jovem e cheia de força para enfrentar a nova aurora que se adivinhava. O que ia eu fazer agora que tinha todo o tempo do mundo?

Dois meses depois, passei numa loja da minha rua, onde se podia ler um letreiro assim:

SE QUERES APRENDER A PINTAR,PINTA!

Achei o apelo convidativo e entrei. O atelier parecia uma loja com tudo o que há de materiais, telas, tintas, papeis, quadros já pintados, barcos montados, bonecos, uma panóplia de coisas que suscitaram a minha curiosidade. Perguntei se ali havia aulas de pintura. Acrescentei que nunca tinha pintado na minha vida para que a rapariga simpática que me atendeu não pensasse que eu era já uma artista. Disse-me que sim, que tinham aulas às 3ª e 4ª e qual o preço. Resolvi inscrever-me.

Na 4ª seguinte, fui à minha primeira aula.

A porta do atelier estava fechada e um rapaz - para mim ele será sempre um rapaz - sentado na berma da janela perguntou-me ao que eu ia. Respondi-lhe que era uma nova aluna. Ele sorriu e respondeu : Eu sou o professor. Nikola Raspopovic!

Estávamos apresentados e ainda esperámos mais uma meia hora porque tinha havido alguma complicação e a rapariga não tinha conseguido vir. Conversámos, ele explicou que era sérvio, mas que estava no Porto há catorze anos; eu, timidamente, continuei a afirmar que nada sabia de pintura, que nunca pintara a não ser na escola e que não era dotada, mas que gostaria de experimentar algo novo.

E foi assim que começou a minha aventura com as artes. Desde então já pintei mais de 50 quadros, a acrílico, a pastel, a guache, a aguarela. Alguns destes podem-se ver aqui no blogue, embora não tenham a assinatura, são apenas fotos. Até já fiz uma exposição!!

Cada vez gosto mais de pintar. Descansa-me, relaxa, abre-me os olhos para a beleza do que me rodeia e até para o abstraccionismo daquilo que vejo, tornou-se-me quase uma obsessão, como já o era a fotografia à qual dediquei sempre muito do meu tempo livre.

Tenciono mostra-vos aqui algumas das minhas telas, mas não só. Gostava de convencer-vos a pegarem num pincel ou num pastel e a tentarem pintar. Se o conseguir, fico feliz.