sábado, 26 de setembro de 2009

Fazer turismo



Veneza - Fevereiro de 2000

Amanhã, 27, é o Dia do TURISMO e, para mim, esta actividade é, também, uma forma de Arte, daí ter resolvido incluir aqui esta entrada que poderá parecer um pouco despropositada.

Estive praticamente 15 anos da minha vida,de 1975 a 1990, sem pôr um pé no estrangeiro e viajando apenas dentro do país, mais por necessidades profissionais e conjugais do que por decisão própria. Vivi fora das grandes cidades, no Minho ( Esposende), na Beira Baixa ( Sertã) e em Trás os Montes (Chaves) durante quase cinco anos. Não considero que a minha vida fosse propriamente "turismo", estava a trabalhar em escolas, tinha filhos pequenos e não havia dinheiro nem disponibilidade para me deslocar. Chaves ficava a 500 km de Lisboa e a estrada era indescritível. Levavam-se pelo menos umas sete horas para ir à capital, mas, apesar disso, considero que esses anos foram vitais para a minha personalidade e vivência humana.

Em 1991, fui à Irlanda - Dublin para um Congresso IATEFL ( Linguas) e senti-me uma pacóvia nos aeroportos e hoteis. O que vale é que fui com uma inglesa minha amiga que viajava todos os anos e sabia tudo (foi útil quando as malas ficaram em Londres e não apareceram em Dublin). A experiência foi espectacular e senti-me mais jovem.
Adorei a sensação de liberdade, que acho talvez seja a melhor coisa de quem viaja. Libertamo-nos do espaço físico, das pessoas com quem vivemos todos os dias, da rotina, das obrigações diárias, dos jornais e TV, etc. Nem tudo corre bem, mas aceitamos as coisas com bom grado porque sabemos que fazem parte da aventura de viajar e ver coisas novas.

Fiz, nos anos 90, algumas viagens inesquecíveis com o meu marido a países exóticos - em excursão, pois claro - e tenho aqui albuns que me lembram momentos maravilhosos: Tunísia, Turquia, Egipto, Israel e Jordânia, países de leste.



Egipto 1998



Egipto 1998



Tunísia - 1997



Oasis - Tunísia - 1997



Tunísia - 1997

Fui depois, sozinha, à Alemanha várias vezes para visitar o meu filho e família durante os sete anos em que ele lá viveu. Guardo recordações fantásticas de Munique, dos Alpes, da neve, dos castelos, dos lagos , dos concertos do Advento, das feiras, das galerias de Arte.

Landeshut - 2004



Englischer Garten - Munique - 2000


Também fui, durante esses anos, umas vezes ao norte de Inglaterra para visitar a minha filha e essas imagens estão guardadas em relicário porque é difícil voltar a sentir o mesmo, com a mesma leveza insustentável... adoro esse país e é o único onde gostaria de viver para além de Portugal.



The Watermill Inn - Lake District - 2004



Scarborough Beach - Northeast England - Dezembro 2008



Luisa em Leeds - Moore's Memorial 2004

Há uns anos que vou aos EUA. O meu filhos e família têm estado por lá. Conheci Cornell, universidade que fica em Ithaca, lá para os confins do estado de NY, local paradisíaco e gelado no inverno. Também fui a NY tres vezes com o meu filho e neto ( experiência inesquecível....a Broadway é mesmo outro mundo), e a Boston, nestes dois últimos anos.




Ground Zero - New York - Fevereiro 2003


Statue of Liberty - New York - Fevereiro 2003



Ithaca - colagem - Fevereiro 2003



NY skyline - Fevereiro 2003


Hancock Tower and Trinity Church - Boston 2009

Tenho sido uma privilegiada, eu sei, mas quero aproveitar todos os momentos em que ainda posso ver algo de belo e diferente...esquecer a velhice que se aproxima, andar enquanto posso, estar com os filhos em locais que eles adoram e sair desta cidade que para uma lisboeta que sou, tem algo de claustrofóbico, por muito romântica e bela que seja...e é.

Vão aqui algumas fotos dessas experiências a recordar para sempre. Não é para fazer inveja, mas para partilhar convosco algo que me trouxe muitas alegrias a mim e aos meus filhos.

Por favor, cliquem nas imagens para verem melhor. Vale a pena!