terça-feira, 22 de setembro de 2009

Utopia


Comecei hoje a mnha nova experiência no mundo das artes. Entrei para o atelier da Escola Utopia, cuja foto podem ver ao lado. É uma escola familiar, extremamente acolhedora e mais frequentada por pessoas maiores de 50 anos, pelo menos àquela hora. Há mais novos a outras horas, provavelmente.
Senti-me bem, como se já conhecesse o local e as pessoas há longo tempo. É curioso como certos locais nos parecem estranhos, mesmo depois de lá irmos muitas vezes outros surgem de repente na nossa vida como se lá tivessem estado sempre.

Já aprendi coisas novas,uma delas um método usado por Turner,o grande pintor inglês, para tingir os seus quadros de uma nebulosidade que atenua as cores naturais e dá-lhes um patine leve e subtil.Usei-a neste quadro que fiz para o meu irmão ( se gostar dele...)

Também aprendi que os meus quadros são um pouco unidimensionais -pelas fotos que levei - falta-lhes profundidade e perspectiva, mas por outro lado, estão repletos de "emoção",:=} segundo o meu novo professor, Domingos Loureiro, que apresentarei noutra entrada. Fiquei contente com a crítica e vou estudar um pouco mais de perspectiva, coisa que nunca fiz a sério.

Falámos bastante de Paula Rego e da dimensão internacional de alguns pintores portugueses, muitissimo conhecidos lá fora e só tardiamente reconhecidos cá dentro.
Lembro-me que há uns dez anos fui a Londres com a minha filha e resolvemos ir à cafeteria almoçar depois de calcorrear kms a ver pintura. Eis o meu espanto quando olhei para o fundo da sala e vejo uma enorme parede circular pintada de alto a baixo com um mural de Paula Rego. Aquelas figuras grotescas entravam-nos pelos olhos e não era possível desfitá-las a não ser de costas....:),perdi um pouco avontade de comer, mas só nessa altura compreendi como ela é famosa em Inglaterra e como adoram os seus contos para crianças - as nursery rhymes - tão espectaculares quanto horrorosas. Ela é única,goste-se ou não.



A minha pintura de hoje não tem nada de grotesco,mas tem algo de atmosférico...não sei se vai chover...ou trovejar,mas o céu não augura nada de bom.

Aqui vai sem nome ainda...