sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

M. Sousa Ribeiro



Não é o nome de nenhum escritor, nem, que eu saiba de nenhum pintor...mas se há alguém que tenha contribuído para o desenvolvimento das artes no Porto, seguramente terá sido este "criador comercial" de materiais para as Belas Artes.
A M. Sousa Ribeiro é uma sociedade familiar, composta por dez irmãos, mas apenas três estão na direcção. Nasceu em 1956, exactamente na Rua Sá de Bandeira, pela mão de Manuel Sousa Ribeiro, pai dos actuais sócios. Na altura, era uma papelaria e chamava-se, apenas, Sousa Ribeiro. Mais tarde, o dono decidiu especializar-se num ramo do negócio para escapar às dificuldades económicas. Surge, assim, a M. Sousa Ribeiro, especializada em artigos artísticos, que se transferiu para Sampaio Bruno durante 17 anos, mas que voltou, finalmente, ao local mais "nobre" da Baixa portuense.

A loja agora mais visível do que a anterior, situada em frente da Brasileira, é uma verdadeira tentação para quem gosta de pintar, de bricolage, trabalhos manuais e artes visuais de todo o género, sem falar do seu aspecto cosy, cheio de luz, extremamente arrumado e cuidado, um regalo para a vista e um perigo para a carteira.





Uma pessoa perde-se....e encontra-se uma hora mais tarde na caixa com os inúmeros itens que resolveu aduirir, não porque precise deles com urgência, mas porque não se resiste ao apelo de tanta "cor em movimento".
Hoje estive lá, antes de ir comprar os bilhetes para levar os meus netos ao "Feiticeiro de Oz" no Rivoli. Vim com 4 pasteis de óleo para juntar à minha caixa de 50 que veio de Paris ( trés chique), um esfuminho, três telas em MDF, fininhas e apetitosas, um pendente feito em Itália pintado à mão, dois pinceis, uma bisnaga de acrílico azul prussiano, um bloco, cola, enfim....tudo objectos de uso diário e de extrema necessidade :))