sexta-feira, 2 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro Infantil

Só agora vi que hoje se comemora este dia tão especial.

Cada vez há mais livros infantis e as crianças adoram ouvir ler, se forem habituados desde pequeninos. O meu neto de 11 meses gosta imenso de ver as páginas a passar com bichos e palavras que ee não compreende , mas vai assimilando no cérebro. Ainda há pouco estive a ler o Gulliver da colecção Formiguinha para o meu neto de 6 anos que já lê, mas ainda gosta que a Avó lhe leia histórias de vez em quando, mesmo quando vem cá para ver o futebol dos adultos !

Sempre gostei de ler e lia muito em criança....alguns livros vezes e vezes sem conta. Estou-me a lembrar de toda a colecção azul, os livros da Condessa de Ségur e depois os Cinco já com dez anos. Muitas horas de puro entretenimento intelectual. Identificava-me com todos os herois e vibrava com os pequenos problemas das suas vidas.

Vou pôr aqui mais uma pequena homenagem à minha amiga Regina Gouveia, que ainda este ano publicou um livro para os meninos e já tinha outro publicado também para os mais pequeninos. São ilustrados por Nuno Gouveia e aconselho-os vivamente pois vão ensinando ciência juntamente com a poesia para os mais novos.




Chuva

Uma gotinha de chuva tem muito para contar. Passa a vida a viajar
Vem lá da nuvem à terra para esta vir regar, pois sem chuva não há vida.
Talvez por ser distraída, ou direi mesmo imprudente,
pode dar inundações e outras complicações.
Em boa conta e medida, nunca é aborrecida nem sequer impertinente
pois não queremos, por certo, que a terra seja um deserto.
Mas voltemos à viagem. Cai na terra, cai no mar
e depois de evaporar à nuvem vai regressar para mais tarde voltar.
Parece não ter paragem.


Regina Gouveia