quinta-feira, 1 de abril de 2010

Cristo crucificado



Salvador Dali

Hoje começa a Paixão de Cristo, a Igreja celebra a Última Ceia , o martírio e finalmente a condenação à morte de Cristo.
Por muito dscrentes que sejamos da instituição eclesial, as imagens de um Homem pregado numa cruz sempre me impressionaram e já vi dezenas de representações pictóricas das mesmas.

Os meus Pais tinham um livro sobre Jesus com um quadro surrealista na capa. Este livro estava numa saleta, em cima da mesa. Já nem me lembro bem do nome, julgo que era A Vida de Cristo de Daniel Rops, que li quando frequentei as aulas de História do Cristianismo. Essa pintura, que via praticamente todos os dias, sempre me impressionou muito e tenho para mim que é a mais bela imagem de Cristo crucificado que vi até hoje.

Dizem que Dali pediu a um trapezista americano que posasse para ele e que se inspirou nuns desenhos do místico S. João da Cruz conservados no mosteiro da Incarnação de Ávila. A posição da cruz , suspensa no espaço, tem gerado muita controvérsia.Para mim, é a mais humana e mais humilde representação de Cristo, aquela que mais me toca e impressiona.