sexta-feira, 23 de abril de 2010

LEEDS- LIVE IT AND LOVE IT



O Museu das Artes e o Instituto Henry Moore

Poucas serão as pessoas que se deslocarão a Leeds em turismo. Muitas conhece-la-ão pelas fábricas de lãs e lanifícios, que exportavam as suas maravilhosas produções em troca de Vinho do Porto. Ainda se lhe conhecem alguns pormenores desta tradição. Mas Leeds também já não é a cidade do Leeds United, a equipa que chegou a ganhar um campeonato europeu! Nem a cidade dos mineiros e greves do tempo do thatcherismo.

Victoria Centre, onde ficam as lojas mais chiques, como a Louis Vuitton.


Leeds é agora uma cidade universitária - segundo um amigo meu inglês, a melhor do Reino Unido - a mais progressiva deste país, com uma taxa de jovens superior a todas as outras cidades.

A população chega aos 700.000 e há gente em tudo quanto é sítio, mesmo em dias uteis: parques, cafés, lojas, bibliotecas, hoteis, etc.

Tem uma vida intensa e vêem-se pessoas de todas as nacionalidades e raças a conversar, falar, a rir: são alegres, mas contidas, super educadas; mesmo as mais novas têm sempre um sorriso, um thanks ou um sorry.... e parece que não se importariam que qualquer de nós se intrometesse e entabulasse conversa com eles. É a diferença que encontro entre estas pessoas e os portugueses....:)
O Hyde Park Corner, onde fcam muitos cafés para estudantes universitários


A minha filha viveu lá três anos, fez um ano de Erasmo e depois tirou um MA em tradução. Viveu intensamente aquela cidade e adora-a. Brilham-lhe os olhos quando pensa ou fala em regressar.
Headrow, a avenida dos museus e dos cinemas

Já fui a Leeds umas dez vezes, dantes ficava nos B&Bs na zona onde ela vivia, depois passei a ficar no Hotel Ibis que é muito central e tem preços fantásticos em épocas baixas. Aproveito sempre para ir aos museus e a sitios que na conheço e sobretudo, de viajar nos arredores, que são lindos. Todos os filmes e séries mais conhecidos - o Pride and Prejudice, por exemplo -foram filmados no Yorkshire, que é o norte da Inglaterra, antes de se chegar à Escócia.
Quem só conhece Londres e mesmo Oxford e Cambridge, não sabe o que é a Inglaterra tradicional, rural ainda, a verde Albion. Vale a pena vir mais para norte.

Aqui ficam algumas fotos da cidade....o resto ficará para outras entradas.
Poppy Day em Leeds -Monumento ao Soldado Desconhecido