domingo, 23 de maio de 2010

Fins de semana de verão



Nunca gostei de ir à praia ao Domingo. Aliás gosto pouco de sair de casa com este calor. A ideia de me meter num carro, mesmo com ar condicionado, e abalar por aí, não é "my cup of tea". Compreendo as pessoas que trabalham toda a semana e cujo quase único prazer é sair de casa e ir até à Foz apanhar sol, passear a pé, ver gente, comer nas esplanadas.Vêem-se filas de carros na avenida em frente à Foz. Nunca percebi como é que passeia diante do mar, metido num carro...detestava ir à Boa Nova com os miudos ao Domingo, quando eles eram pequenos,achava aquilo mesmo deprimente,
Casa de Chá da Boa Nova
mas o meu ex-adorava porque ficava no carro e eu andava com os meninos a subir às rochas para ver a vista. Ao domingo - no verão - é quando eu menos gosto de estar na Foz.Elitismo? Talvez.

Fico em casa até às 2-3. A essa hora vou com o meu filho mais novo petiscar no BB Gourmet - que recomendo aos que vivem no Porto - pois a essa hora já se arranja um lugarzinho. É uma dos mais concorridos restaurantes da cidade e fica a 10m a pé da minha casa. A comida é requintada, tipo francês, mas com muitas sugestões de tapas, saladas, massas, sobremesas de sonho, etc. Não é barato, uma refeição normal custará uns 20 euros cada, mas sabe bem e o ambiente é muito agradável, agora que a música toca baixinho ou não toca mesmo.

A minha tarde depois é sossegada. Ontem tive os meus netos quase todo o dia cá em casa. Passeei com o mais pequenino no Jardim Botanico onde ele se entreteve a puxar as pétalas aos malmequeres - o pai comia rosas aos dez meses, na Beira Baixa, onde tinhamos um roseiral no pátio da casa, já é mania de família - e a olhar para os peixinhos vermelhos do lago de nenúfares. Estava feliz e eu também.Uma criança como esta sorridente e mimosa é um privilégio.

Fotos de nenúfares tiradas ontem no Botânico.
Pelas 4 veio o neto do meio, que só gosta imenso da Àaaavó ( ele trata-me por Ó AAAAAvóoo) porque sabe que ela o deixa ver o Panda quando ele quer (!!!). Senta-se aqui enlevado, pois não tem TV em casa, vai falando, mas o fascínio pela box é maior. Sabe tudo e ontem explicou-me que o Superhomem se chama Clark Kent ( quente na pronúncia) porque expele calor pelos olhos!Ri-me tanto mais os tios que ele ficou zangado e disse a sua frase máxima: Não tem graça!
À noite veio o neto mais velho para vermos juntos a Final da Liga dos Campiões. Como ele nasceu em Munique , disse-lhe que torcesse pelo Bayern, apesar do Mourinho ser português....conselho errado!!
Ás tantas voltou-se para mim, desconsolado: Eles são uns trengos, Vóvó, vão perder, não têm hipótese, não têm mesmo hipótese! São uns falhados! ( são as frases preferidas dele, hoje em dia)!
Hoje não sei o que vou fazer à tarde...talvez vá até Serralves, sítio sempre calmo e sem demasiado povo, a não ser ao Domingo de manhã que é grátis.Ou fico em casa, a ler a pintar e a ouvir música. Sedutor!

É assim que se passa um fim de semana de Maio...porque já está verão e as praias estão a abarrotar.