quinta-feira, 24 de junho de 2010

S, João no Algarve -Flores, flores, flores e memórias da infancia



É uma das imagens de marca da Luz: flores por todo o lado, quase se diria que estávamos na Madeira.Tudo aqui medra, tenha água e algum adubo.Há sol q.b. Todos os jardins têm flores e junto ao mar , elas parecem dar-se bem.
As que se vêem na colagem têm todas memórias da minha infância.Havia dois grandes arbustos de lantana, com cheiro intenso,no nosso jardim, mas nós detestávamo-la porque as bolas de jogar ao mata caíam lá dentro e nunca mais se encontravam...muitas bolas se perderam assim. A cevadilha servia para brincarmos ao mercado, pendurávamos folhas em arames ou cordeis numa cana e íamos vender as pessoas da casa como se fosse peixe fresquinho...a buganvília e os agapantos eram a coqueluche do meu Pai. Orgulhava-se da buganvília vermelha que por aqui subia até ao quarto deles...mas a minha mãe não gostava nada , dizia que entravam bichos pelas janelas...os agapantos cresciam em todo o lado...quanto aos hibiscos, havia um arbusto lindo aqui no jardim e teve de ser cortado quando se alargou a janela, pois tirava a vista do mar. Ainda hoje tenho saudades daquelas flores, que só duram um dia, mas são lindas enquanto duram.

Ontem fiz esta colagem para oferecer a um amigo meu que adora flores...fica aqui para festejar o dia de S. João - grande festa do Porto - a que não assisto pela primera vez após trinta anos de estadia nessa cidade.

Continuo com insónias, são 7 da manhã e ainda não preguei olho. O mar mudou, há ondas grandinhas que vêm rebentar com estrondo na prainha. Talvez por isso uma certa inquietação.
Mas tenho de voltar para a cama...senão como vai ser amanhã?