sexta-feira, 1 de outubro de 2010

DIA MUNDIAL DA MUSICA


O que seríamos de nós sem a MÚSICA?

Não concebo a minha existência sem ela. Desde que nasci e que me conheço que oiço música, vivo a música, promovo a música, uso a música para me lembrar da essencia do nosso existir, da Beleza, da Harmonia, do Ritmo, do Espectáculo, da Vivência que a Música só por si contém.

Em casa dos meus Avós adormecia ao som da música clássica que o meu Avô ouvia no seu escritório - Emissora 2 - uma das recordações mais remotas que conservo. A par dos carros eléctricos que desciam a R. Alexandre Herculano vertiginosamente. Em minha casa havia sempre um disco a tocar ou no andar de cima - a nossa música pop rock - ou no andar de baixo, clássica e romantica, ou alguém a tocar piano, a minha Mãe , os meus primos, dotados para o improviso, os meus irmãos.

Depois de casar continuei e ouvir música dos programas A 23ª Hora, por exempo e Enquanto for Bom Dia e depois, Oceano Pacífico, com música xarope, como lhe chamava a minha sobrinha Catarina!

Para os meus filhos adormecerem, punha uma cassete do James Last com excertos de musica clássica, algumas ainda eles lembram como a música para adormecer...:)

DIA MUNDIAL DA MUSICA devem ser todos os dias da nossa vida. O que seria se houvesse musica nas prisões, nas escolas, nas igrejas....só dispensava a música junto ao mar porque adoro a das ondas e dispenso o acompanhamento dos altifalantes.

Fica aqui dois dos excertos mais bonitos e avassaladores que conheço. Sâo a banda sonora do filme O Piano, talvez um dos filmes que mais me impressionou na vida e outro de Amadeus, homenagem a um dos maiores génios que jamais existiu.