sábado, 2 de outubro de 2010

MEZZO


Hoje usufruí de uns momentos únicos, que antes da partida dos meus filhos aqui de casa teriam sido difíceis de conseguir.
Estive a ouvir o canal MEZZO durante grande parte do serão e confirmei a ideia de que sem música, entraria facilmente em depressão.

Na minha sala está-se bem. Ontem comprei um candeeiro que dá um tom doce à parte da sala onde me sento e chega para ler, não sendo necessário usar os focos do tecto que dão uma luz mais agressiva.

Estive a ouvir uma ópera inteira, La Bohéme de Puccini, algo que não me acontecia há anos, talvez há mais de dez anos...a última que ouvi na TV foi o Rigoletto com a minha filha Luisa, há séculos...momentos divinais, música emocionante, intérpretes excelentes e cenários lindíssimos. Até me esqueci de jantar.

Durante anos fui à ópera no Coliseu de Lisboa, o meu Pai tinha bilhetes de graça e por vezes obrigava-nos a ir mesmo a óperas estranhas e longas....em adolescente, ouvi tudo o que se pode imaginar, desde o Werther até ao Boris Goudunov, Puccinis ( as minhas preferidas) e Verdis.
Sempre adorei ouvir um programa da Emissora Nacional, que incluía só árias, O Canto e os seus Intérpretes, que penso ainda existir na Antena 2.

Depois tive momentos em que achava a música de ópera demasiado dramática e não conseguia ouvi-la, sem sentir umas saudades imensas dos meus pais e família em geral. Os meus filhos gostavam, mas raramente íamos aqui no Porto. O meu filho com apenas dez anos até entrou na Carmen e nos Carmina Burana fazendo parte do Coro Infantil do Colégio Alemão; isso foi para ele uma experiência inolvidável.

É bom aproveitar a TV quando ela nos oferece programas destes. Temos a tendência de ouvir as notícias vezes sem conta, esquecendo estes canais culturais, que acabam por ser uma oferta maravilhosa e gratuita.

Deixo-vos com um extracto de La Bohéme. E não chorem ao ouvi-lo, como eu.