sexta-feira, 22 de julho de 2011

Da natureza das férias


Ontem o meu neto perguntou-me `noite o que iríamos fazer hoje. Disse-lhe:" Vamos à praia tomar umas banhocas". Ficou assim como que frustrado e acrescentou: Porque é que todos os dias são iguais?".
Ele está a adorar estes dias aqui passados e a pergunta não tem nada de queixa, mais de curiosidade. Ontem comprei-lhes duas pranchas, mas estava muito vento, de modo que a experiência não foi a melhor, mas hoje está um dia lindo, sem vento, com uma pequenas ondas, o ideal para tentarmos de novo. Para já, o mais velho lê "Harry Potter" e o mais novo joga Nintendo, depois de ter achado que fazer actividades da escola era um pouco chato:))). São bons meninos e dóceis, q.b. O mais pequenodiz que a Mãe lhe disse para ser intendente ( independente!)....:))

Daqui a nada vamos para baixo para mais uma sessão de sol, mar e areia, ingredientes que nos fazem felizes.

À tarde juntam-se aqui muitos ingleses com meninos e a prainha fica cheia, mas de manhã é um areal quase sem ninguém na maré vazia. Brincamos muito juntos, rimos imenso, fazemos quadras do estilo "Mamma Mia, a água está fria, mamma amata, a água está gelata" e outras tolices no género, que nos divertem e só me rejuvenescem. Verifico que as pessoas da minha idade quase não tomam banho, pôem-se ao sol durante horas, mas lá molharem-se não é com elas. A água tem estado muito fria - 18º e custa um pouco a entrar, mas depois é fantástica a reacção do corpo, tipo sauna, a circulação sofre um abalo revigorante. O pior são as noites com algumas dores no corpo, devido às artroses....:))), mas não matam, só moem.

A quietude destas manhãs fazem-nos bem...e não há dúvida que as crianças sem os pais se portam muito melhor....:)...por muito bons educadores que eles sejam!