quarta-feira, 20 de julho de 2011

A buganvília



Há-as de todas as cores aqui no Algarve e na Luz. Em Junho estive cá e não havia quase nenhum arbusto com flores, fiquei desconsolada, pois estas cores vibrantes adoçam o ambiente e agora que já não há hibiscos aqui no jardim, pois tiraram o que havia com o pretexto de que tirava a vista da janela, as buganvílias são quase as únicas flores ainda existentes. A vista é muito bonita, mas as flores fazem-me falta, o meu Pai tinha imenso orgulho nos seus agapantos, que proliferam no Porto, as sardinheiras multicolores, a árvore da borracha trazida de longe...tudo isso desapareceu, até a palmeira da Avó, mas essa morreu de velhice. Deixou duas pequenas, uma filha outra neta, que daqui a uns anos farão as delícias de quem gostar de plantas como eu. Há quem prefira olhar para o mar sem interferências, mas este aqui é de tal modo vasto, que nunca uma pequena planta poderia estragar a visão deste azul infinito. Os vizinhos têm um pinheiro manso que nos tira o sol durante parte da tarde, mas está cá há 45 anos e ai de quem falar em cortar aquela árvore ou mesmo desbastá-la...
Ando a fazer colecção de fotos de buganvílias de cores diferentes, para depois fazer uma colagem...mas coloco aqui algumas do nossos jardins detrás, em especial ara a minha amiga Regina, que gostou muito delas, quando esteve aqui na Luz.