quarta-feira, 13 de julho de 2011

Evasão

Eu bem digo que ando em maré de evasão....ontem sentei-me com esta tela à frente e em meia hora pintei este quadrinho que diz tudo o que me vai na alma. É uma paisagem bucólica, luminosa, um céu mais britânico que português, campos amarelos....

Ando um pouco inquieta, ansiosa por estar com os meus filhos e netos noutro lado qualquer, a respirar oxigénio, a correr, a brincar, a apanhar sol. O meu filho mais novo acabou o CEJ com notas brilhantes s escereve no FB que só vê uma palavra à frente: praia, praia, praia,,,,,estou como ele.

Sei que a nossa Praia da Luz nos espera, o mar imenso e transparente, a água fria, o jardim já sem a palmeira, mas com a vista ainda mais alargada...há momentos que se têm de repetir todos os anos para que sintamos continuidade e segurança, agora que os anos passam e que já não há muito mais a esperar. Sempre adorei o mar e fui das mais entusiastas aquando da compra daquela casa pelos meus pais nos anos 60. Lá passei muitos fins de semana com eles sozinha e férias sem fim que se prolongavam até Outubro por vezes. Tomava banhos todos os dias, quer a água estivesse a 18º como a 23º e até mergulhava das rochas directamente para aquela "piscina", que se formava por entre as rochas. Os meus filhos gravaram em vídeo as peripécias que por lá passámos e até fizeram uma telenovela mafiosa com amigos. Eram noites de serenatas, música, amizade com estrangeiros, churrascos e alegria. Aquele foi sempre o meu escape do Porto, o Paraíso e afinal, o único legado dos meus Pais. Nem os meus rmãos compreendem o meu apego aquele local, onde gostaria que as minhas cinzas fossem espalhadas.

Ontem fiz um vídeo de algumas pinturas minhas a pedido do meu irmão. Só foca o mar...foram pinturas feitas em ocasiões muito diferentes, algumas toscas nos meus primórdios, mas todas elas se centram neste tema. Escolhi uma sonata para violoncelo e piano de Beethoven a acompanhar.