quinta-feira, 14 de julho de 2011

Férias



A ideia de férias vem sempre com uma auréola, algo de místico, de prazer incontornável, de alegria e liberdade.

Sempre gostei de férias, não me lembro de alguma vez ter chegado ao tempo delas com remorsos por não ir trabalhar :), com preocupação de nada ter para fazer :), de não saber como ocupar o tempo livre :) ou com medo do terrível vácuo que se abria no meu panorama a partir dali.

Houve momentos em que não notava grande diferença entre os dias de aulas na universidade e as horas a estudar em casa para os exames; mas a esses, não chamo férias, apenas dias de estudo, bem duros muitas vezes, com calor insuportável, livros e cadernos cheios de notas, a cabeça pesada , a memória assoberbada de conhecimento pouco útil. Muitas horas passei a ler, a estudar, a fixar factos, ideias, a analisar textos, autores,poemas ou peças de teatro. Li 13 peças de Shakespeare para um exame de Lit Inglesa, anotando-as no meu livro de obras completas, que tinha comprado por tuta e meia na Feira do Livro, em Inglês, mas que tinha uma letra que nem com lupa se lia bem :).E afinal, para quê, se nunca ensinei Shakespeare aos alunos???

As verdadeiras férias começavam quando acabava o estudo...quando acabavam as aulas nas escolas e vinham alguns dias de sossego. Férias eram aqueles dias quentes de verão, passados na praia da Carcavelos ou em Sintra ou em Cascais ou no Guincho com os irmãos e amigos, numa maré de displicência juvenil, felicidade descontraída, ilusão de que tudo era o paraíso.

Férias devia significar a ausência de programas fixos, liberdade total naquilo que se faz, se veste, se come, se sonha e se dorme. Poucos, porém, podem usufruir dessa sensação, porque todos nós temos a mania de programar tudo e até de nos irmos em viagens, onde cada minuto é monitorizado por um guia, pela família ou até pelos amigos com quem estamos.

Penso que cada um de nós devia fazer férias sozinho. Pelo menos por uns dias. Mas o nosso instinto gregário e as cordas que nos prendem aos demais figurantes desta novela é sempre mais forte e acabamos por passar férias a pensar nos outros, nos filhos, nos netos, nos amigos dos filhos, nos nossos amigos, ou até em desconhecidos!

Venham as férias...com apensos ou sem eles...quando se está aposentado, a vida parece ser uma vivência de férias ininterrupta. A diferença não é notória.

O melhor das férias, dizia um dos meus filhos é o ANTES....e eu acrescento e, por vezes, o DEPOIS, quando olhamos para as fotografias, filmes ou vídeos e temos saudades...daquilo que já não volta.

E aqui fica uma canção que, de tão cândida, me faz sorrir.