quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Tempo britânico



Em geral, quando vou a Leeds, preparo-me mentalmente para me agasalhar, pois as temperaturas, mesmo no verão nunca vão além dos 15-16º e no inverno rondam os 2-3º quando não são negativos. Raramente sinto frio, apesar de tudo, pois as casas e hoteis estão aquecidos e têm ar condicionado. Fora de casa, ando com casacos e cachecois....
Aqui no Porto, o tempo tem estado fresco e só à hora do sol temos calor a sério, um calor húmido a cheirar a maresia, sem chegar a aquecer muito,  agradável quando comparado com os 38º de Beja ou os de Coimbra. Considero um privilégio passar o verão nesta cidade, embora muitas pessoas se queixem de que não podem gozar o verão aqui. Nada melhor do que andar nas ruas sem ter de procurar a sombra nem suar como um cavalo....
Hoje fui ao Solinca ( ginásio) e estive lá propositadamente a suar as estopinhas e depois no jacuzzi e piscina. Estava-se bem e não havia quase ninguém, nem sequer turistas. O health club fica instalado no Hotel Porto Palácio, que é 5 estrelas, mas entra-se e sai-se sem o mínimo constrangimento, ninguém nos pede sequer o cartão à entrada do hotel. Isto deve ser algo impensável em Lisboa, onde fui sempre extremamente mal recebida nos hoteis em que fiquei ultimamente...e era guest, não frequentadora de ginásio! Pasma-me a simplicidade das recepcionistas e empregados do próprio clube que criam uma empatia enorme connosco. Tratam-nos da mesma forma, seja o cliente o Belmiro de Azevedo ( o mais VIP) ou uma criança, que nem sequer paga e pode frequentar as piscinas com os pais. Gosto desta maneira nortenha de tratar as pessoas, tão contrastante com a dos restaurantes do Algarve, onde continuam a discriminar os turistas portugueses com uma sobranceria estúpida...

Este ano tem havido menos incêndios e oxalá continue assim...a crise não precisa de mais achas na fogueira. E a zona norte já tem sofrido demasiado. Merecem melhor sorte e mais atenção.