quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Alle Jahre wieder ....

Há um cântico de Natal alemão que me comove. Começa assim: Alle Jahre wieder : Acontece assim todos os anos...

Gostaríamos que acontecesse...mas nem sempre é possível.

Este ano foi. Lá voltei a fazer geleia de marmelo,daquela cor lindíssima
que nenhuma paleta pode igualar. Os boiões na janela ao sol recordam-me tantos e tantos outonos na infância, na adolescência, nas visitas a Lisboa à minha Mãe. Ela adorava fazer doces, compotas, de tudo quanto há ( ai, as de figo,
que pareciam doces de ovos!!); orgulhava-se muito desse seu trabalho.

Passaram-se anos sem compotas de espécie nenhuma....não as apreciava assim tanto que valesse a pena dar-me ao trabalho de descascar, cozer, ver o ponto, meter em frascos e comer. Ia ao Froiz ou ao Pingo Doce e trazia um frasco que durava meses.

Há dois anos recomecei a fazer a geleia. É a única compota que faço. Como-a com panquecas, Apfelstrudel ou castanhas assadas. O meu filho mais novo adora-as. Ainda bem que consegui.

Alle Jahre wieder.....