quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

José Afonso - (1929-1987)

Faleceu faz hoje vinte e cinco anos.

As suas canções abalaram este país durante o período da Revolução, o Povo identificou-se com elas, com a revolta expressa em melodias harmoniosas e numa voz de timbre inegualável.
Vi-o actuar antes do 25/4 na Figueira da Foz e comprei todos os seus albuns que foram minha companhia durante os anos de estudo universitários. O meu namorado - depois marido - estudava em Coimbra e o seu ídolo era Adriano Correia de Oliveira, mas eu mantive-me sempre fiel a Zeca Afonso. O seu album Traz outro Amigo Também , que me foi oferecido, deve ter sido ouvido mais de uma centena de vezes.
A conotação de Zeca Afonso com o partido comunista, a apropriação deste do espólio do cantor fizeram com que a magia se perdesse em parte. Compreende-se a politização dum ícone cultural, arauto da liberdade
para fins revolucionários, mas, na minha opinião, Zeca Afonso foi e será sempre universal, português, uma Voz que compôe melodias populares oriundas das raízes mais profundas da nossa terra.

Ficam aqui as minhas preferidas entre tantas que gosto: