segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cogitações primaveris

A primavera é uma estação bela, fresca, diferente e que atrai pelo contraste com o inverno, tristonho, mal disposto e chuvoso. Basta ver os adjectivos nesta frase...os sons são diferentes.

Este ano não houve inverno triste e chuvoso. Os dias  estavam límpidos, o céu azul e raras vezes choveu. As pessoas andaram felizes , sem guarda-chuvas, nas esplanadas e cafés à hora do sol e até na praia, de fato de banho.

Subitamente veio a Primavera, com mais frio e chuva. Tudo trocado. As árvores agradeceram, floresceram e as folhas parece que triplicaram depois da chuva abençoada. As flores , muitas delas morreram, fruto da chuvada e do vento que se abateu nalgumas noites mais tempestuosas.

 Curiosamente aqui no Porto nunca chove de dia, contrariamente ao que dizem os boletins, a chuva quase só cai de noite e durante o dia continuam as tardes soalheiras, com céus cinzentos mas benfazejos.
Os dias são luminosos e já nem me lembro de um dia inteiro de chuva non-stop.

Hoje passei na Rotunda da Boavista,  onde já há muito não ia, e tirei umas fotos com o meu Ipod. Aquelas árvores são lindíssimas e graças a Deus, ainda ninguém se lembrou de cortar a rotunda ao meio ou fazer um túnel por baixo, sacrificando estes autênticos monumentos da natureza. Era o mesmo que cortarem a estátua da Águia e do Leão, esquecendo a História e as vitórias contra Napoleão  - nossas ou doutrem, tanto faz, o que interessa é que o Leão ficou por cima;-).

 A minha amiga Regina lançou no seu blogue um apelo sobre o fim da Amazónia - pertinente não só em termos estéticos, como em termos de sobrevivência do planeta. Sting, um cantor inglês muito popular, tem cantado canções maravilhosas sobre este tema, como podem ver no vídeo abaixo.

 É-nos estranho, contudo, lutar por causas que ficam lá tão longe...como é que se impede um povo de deitar abaixo árvores ou secar rios, se o dinheiro é necessário para desenvolver o país e se os especuladores são às centenas, com dinheiro e máquinas poderosas?
Nem todos os milionários pensam em empregar os seus dólares dum modo positivo. Basta olhar para as revistas e ver as festas e festanças que até cá, nesta miserável terrinha, se vão organizando para glamour e prazer de umas dezenas de inúteis novos ricos e pirosos, convencidos que têm o rei na barriga.

Parte do dinheiro dos jogos da Lotaria e outros deveriam ser canalizados para a preservação do ambiente. Bem sei que vão para caridade e solidariedade, mas também deveriam ser para outros fins e os prémios , quando não saíssem a ninguém, distribuídos para o bem social. Há tanto dinheiro mal gasto!
Ando com um kispo que comprei há mais de dez anos, levei-o para a Alemanha em 2000, lembro-me bem que estava muito frio e nevava. Não preciso de outro , este está perfeito. Para quê passar-se o tempo a renovar guarda-roupas com peças que nunca usamos? Nisso sou radical, irrita-me a mania da moda e o esbanjamento em roupas.

É o tempo do spring-cleaning - limpezas da Primavera - em que se tiram as coisas dos armários e se deitam fora ou dão a quem precisa. Todos nós devíamos fazer um spring cleaning ao cérebro para vivermos dum modo mais racional, não estragarmos tanto e sobretudo, não desperdiçarmos o que temos. No nosso país ainda há muito por fazer....e a Amazónia está lá tão longe....