quinta-feira, 7 de junho de 2012

Dia santo com o Primavera Sound Festival

Chamam-se santos porque dão direito a pontes, viadutos, festivais e até a greve dos comboios....pára o país e depois queixam-se todos amargamente....povo mais tristonho nunca vi.



Mas hoje começa um dos eventos mais esperados do ano para os melómanos indie, música independente ou alternativa, o Optimus Primavera Sound, cujo programa é de aliciar os mais empedernidos.  Desde 2001 em Barcelona, este ano resolveram alternar com o Porto, cidade Invicta e oferecer um verdadeiro troféu a esta cidade.
Quem me dera ter 30 anos como o meu filho e ir para o Parque da Cidade abanar o capacete ao som do Thierssen, dos Beach House, dos Yo la Tengo ou abanar os braços saudando o maravilhoso Rufus Wainright ou os Kings of Convenience.... 
Pensam que estou a inventar? Não, não conheço-os todos, oiço-os todos desde que há I'Tunes e o meu filho mais novo é Dj virtual no Facebook. Passo horas a ouvir música clássica, mas em viagem e mesmo nas horas vagas, dedico-me a este tipo de música menos erudita.
Tenho verdadeiras saudades de ir a concertos de música não clássica, mas aqui no Porto rareiam e quando vêm é ao Coliseu do Porto, que tem uma acústica péssima para instrumentos electrónicos, vibra, ecoa e dá-nos cabo dos tímpanos.

Vou acompanhar ouvindo com auscultadores todas estas músicas enfeitiçantes. E talvez até levante os braços e acenda isqueiros!!!


Fica aqui outro Halleluja, este pelo meu mais querido intérprete do bouquet que cá vem.