sábado, 14 de julho de 2012

Turismo romântico no Porto

É maravilhoso ser turista nesta cidade, numa bela tarde de sol e com a companhia da minha filha.

Saímos pelas 13 e apanhámos um autocarro para o Palácio de Cristal. De cristal nada tem, parece mais a carapaça duma tartaruga ao sol, verde e lânguida....mas o jardim à volta é cristalino e lindíssimo, cada recanto encerra um mistério, anos e anos de gente , novos e velhos que por ali passaram, ali sonharam, ali descansaram, escreveram, namoraram e envelheceram.

Fui lá pela primeira vez em 1968, ainda durante o namoro com o meu ex-, numa breve estadia minha aqui no Porto. Fomos lá até ao fundo do jardim e lembro-me do beijo que ele me deu em dada altura....via-se o rio muito azul e o arvoredo abraçava-nos e aplaudia. Não era muito habitual termos demonstrações em público, éramos muito discretos, mas o local pedia romantismo...

O jardim é rebuscado, com zonas de flores muito bem cuidadas, muros de granito cheios de líquenes e amarelecidos pelo tempo e de repente, se descermos umas escadinhas, descortinamos o rio azul, a jogar às escondidinhas connosco, aparecendo e desaparecendo por entre o arvoredo. Fez.me lembrar Heidelberg, o Philosophenweg, onde se vê o rio por entre a neblina e o castelo envolto em mistério.

As pessoas são felizes ali. É impossível não o ser. As crianças brincam com a água dos lagos ou nos parques, os pais sentam-se a descansar, a vida parece que parou no tempo, num século que não conhecia a internet, nem os telemóveis ( milagre, não vi ninguém a telefonar)...

No restaurante - que é mauzito q.b. - há um self-service, mas já esgotaram os pratos todos e levam horas a produzir algo que se coma....mas a sopa está boa e a sala (protegida dos pavões e gaivotas esfomeadas) é muito agradável.
Como é possível num sítio destes não haver um restaurante decente? O catering é do pior que tenho visto e segundo dizem, serve mais outros tantos locais que nem ouso mencionar aqui. O que vale é que a beleza e a paz do local compensam isso tudo.

Ao sair do Palácio, dou com uma Galeria - a Vantag -  que há muito queria visitar, já em tempos tive-a aqui anunciada e hoje vou voltar a pô-la. Quem me falou nela foi o meu amigo Miguel do Woophy quando ela abriu e publicou um livro de fotografias muito bom.

A visita foi a cereja no topo do bolo. O local é cosy, a rapariga foi uma simpatia, estive a ver fotografias  e sobretudo a conversar de tudo e de nada, tomando um café pelo meio. É bom encontrar assim pessoas com nível e que sabem receber. Vou lá voltar. Parece que tem uma segunda galeria em Miguel Bombarda, onde irei ver uma exposição mais completa.

Fica aqui um vídeo promocional que encontrei no seu site.



Tarde bela de verão. Ainda há muitos locais onde se pode estar no Porto. Não há multidões, há paz , serenidade, desejo de solidão e de verde, muito verde, que estará ali até ao próximo século para alegria dos vindouros.