domingo, 8 de julho de 2012

Moonrise Kingdom

Há filmes que me desiludem quando os estou a ver e que só consigo apreciar verdadeiramente quando, depois de algumas horas, os digiro e compreendo. Há outros que me empolgam no escuro do cinema e, depois de algum tempo na real, me parecem vulgares e menos atraentes, mais estereotipados e americanizados.

Este filme é dos segundos. Gostei muito da temática, do ritmo, dos diálogos, dos actores e das paisagens, mas tudo medido e contado, depois de algumas horas,  acaba por não me deixar grande recordação, talvez pela falta de profundidade na abordagem do tema e pelo desejo de transformar numa comédia o que é uma tragédia. Por outro lado, a abordagem enviosada dum drama parece ser mais original e absorvente, feel good e até caricato. Mas não convence totalmente e. agora que estou aqui no sofá, penso objectivamente que não é dos melhores filmes que vi este ano.
Não conto a história para não estragar o suspense de quem possa querer vê-lo e vale a pena vê-lo, apesar de não ser *****, nem ****, sequer.
Serviu para desanuviar, para me tirar a pressão de cima, distrair. O shopping estava às moscas, todo o mundo deve ter ido à praia, mas o ambiente era mesmo simpático.

Comprei um livro na Almedina que estou ansiosa por ler: Chama-se a Arte da Viagem e é de Paul Theroux.

Algumas citações que vem na contracapa:

A viagem é fatal para o preconceito, a intolerância e a estreiteza de espírito - Mark Twain

Viajar é um dos prazeres mais tristes da vida - Madame de Stael

Viajar é um paraíso de loucos - Ralph Waldo Emerson

A saudade de casa é uma sensação que muitos conhecem e de que muitos sofrem; eu , por outro lado, sinto uma dor menos conhecida, e o seu nome é "saudade de estar fora". Quando a neve derrete, quando chegam as cegonhas e partem os primeiros vapores, sinto a dolorosa agitação de viajar - Hans Christian Andersen




Como os compreendo....