quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Livros úteis

Comprei um livro em Boston que me enche as medidas. É uma maravilha do princípio ao fim. O título é "The Big Book of Painting Nature in Oil". Estava um pouco envelhecido de tantas mãos lhe tocarem e era o último exemplar, de modo que o empregado me fez 20% de desconto. Nada mau, apesar do dólar estar em baixo!
Não costumo ligar muito às explicações dos livros...acho que cada um de nós é que sabe sentir os pinceis ou os crayons e escolhe melhor como e o que pintar. H+a dias felizes e outros em que o melhor era fazermos tricot ou jardinagem.
Hoje, porém resolvi seguir os conselhos dados para tornar uma paisagem de floresta num verdadeiro quadro.
Se vos mostrasse a fotografia do livro e o que eu pintei não encontrariam grandes parecenças. Este é a óleo, o meu as pasteis de óleo, o que não é igual. O do livro é um outono precoce - early autumn - o meu um outono bem no auge do esplendor; o do livro tem muitos tons de verde, o meu é bem mais amarelo e ocre; o do livro não tem água nenhuma à vista e o meu um riacho que percorre a floresta, daí chamar-se "Riacho".
Já lhe dei uns retoques depois do jantar e de ver o futebol e é possível que ainda dê mais alguns porque pintei-o quase todo já com a luz acesa, o que não é ideal.

Vai aqui para ser criticado. Não se coíbam, gosto de aprender.