quarta-feira, 16 de setembro de 2009

TPCs



Hoje o meu neto passou aqui umas horas. Trouxe deveres para casa, embora só tenha começado nesta semana a 1ª classe no Colégio Alemão. Ambos os trabalhos consistiam em pintura. O primeiro era um circulo com letras e números, repetidos 4 vezes, 4 mochilas e 4 Tutes ( algo simbolico que se leva no 1º dia de aulas com rebuçados para dar aos outros meninos). Levou mais de uma hora a pintar cuidadosamente todos aqueles objectos. O outro era um desenho livre mas subordinado ao tema Mãe: a Mãe e ele e as palavras MAMA, que já aprendeu agora a ler ( já sabia...mas aprendeu de novo).

Dantes quando ele vinha cá pintava uma aguarela ou um acrílico ou um pastel comigo. Temos vários. Hoje, coitado, estava tão cansado depois da escola e do violino que já só quis ver TV quando acabou os deveres.
Sou pelos TPCs. Sempre fui pois acho que as crianças ou adolescentes têm de trabalhar sozinhos durante o seu percurso escolar. Mas pergunto-me qual a utilidade deste tipo de TPC., nada criativo e extremamente limitado.
Não seria melhor por-lhe um papel à frente e deixá-lo desenhar as letras e numeros pessoas e objectos que quisesse?